domingo, 1 de fevereiro de 2015

Comer a clara e a gema do ovo faz bem à saúde

Dentre os diversos erros relacionados à nutrição que encontro, um dos que mais me incomoda é o que se refere ao paradigma do ovo. É comum deparar-me com atletas que consomem apenas as claras de vários ovos em um dia, jogando o restante no lixo. Esporadicamente, incluem uma gema nesse cardápio.

Ovos caipira

Eu faço exatamente o contrário. Em um dia, costumo consumir de três a seis ovos inteiros. Porém, são ovos caipiras.
Faça opção por ovos caipira, eles são ricos em nutrientes

A minha escolha se deve ao fato dos caipiras possuírem uma proporção bem maior de ácidos graxos e ômega 3 em relação ao ômega 6 (contribui para a vasoconstricção, coagulação e trombogênese, além de ajudar o corpo desenvolver processos inflamatórios).

Nos ovos de granja essa proporção está invertida. Ao fazer uso do primeiro (caipira), você está favorecendo a proteção cardiovascular e aumentando o HDL, conhecido popularmente como o colesterol bom.

Ao utilizar o de granja, dependendo da frequência que é consumido, a pessoa apresenta maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.
Ovos de granja fazem mal ao coração

Gema

A gema é riquíssima em nutrientes – possui fonte de gordura essencial ao bom metabolismo hormonal (ácidos graxos saturados, mono e poli-insaturados).

 A gordura da gema também age como agente anti-inflamatório no corpo, diminuindo  o PCRus, marcador inflamatório relacionado ao risco cardiovascular (estudo publicado pela Nutrition Metalism em 2008); e causa saciedade, favorecendo o emagrecimento.

O efeito em perda de peso parece ter causa hormonal também, por estimular a adiponectina (hormônio de queima de gordura) e por diminuição da insulina.

A gema é rica ainda em carotenóides, a exemplo da luteína – potente antioxidante responsável pela prevenção de diversas patologias: alguns tipos de cânceres, doenças degenerativas relacionadas ao diabetes e doenças cardiovasculares.

Mas as vantagens da gema não param por aqui. Comendo a gema e a clara à absorção de aminoácidos é quase três vezes maior do que se você consumir apenas a clara.

O ovo com a gema é um grande aliado do atleta e para quem quer ter uma vida saudável. A sua proteína, de alto valor biológico, deve ser sempre lembrada na hora de montar o seu cardápio. 

Preparo ideal
Estes ingredientes são os ideias para o preparo do ovo

Atenção: quando preparar algum ovo, ou qualquer outro tipo de alimento, fuja dos óleos industrializados, do tipo  soja, milho, girassol ou canóla. Eles são ricos  em ômega 6 e altamente oxidados pelo processo de extração e armazenamento. Prefira o óleo do coco, azeite, banha de porco ou mesmo a manteiga de leite.

Suplementos

Os suplementos esportivos também podem ser auxiliares no aumento da performance. Mas, como o próprio nome diz, eles servem para suplementar e não para substituir os alimentos. Uma dieta rica em alimento em natura é, e sempre será, um dos grandes segredos de uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!