domingo, 15 de fevereiro de 2015

Drible o estresse e o cansaço sem usar estimulantes





Estresse e a vida moderna são quase sinônimos. O trabalho nos exige cada vez mais. Dormimos tarde e acordamos cedo. Mas nosso corpo ainda não está adaptado a esse ritmo frenético, por isso a cada dia aumenta  o índice de doenças relacionadas ao estresse.

Hipócrates, pai da Medicina moderna ocidental, comparava a boa saúde a um equilíbrio harmonioso de vários elementos, e a doença a uma desarmonia sistemática. Os romanos também evoluíram esse conceito considerando as forças de adaptação.Chamamos de adaptação à capacidade de o organismo responder a diversas intensidades de estímulo sem desenvolver perturbações do meio interno.

Claude Bernard, no século XIX, ampliou a noção de harmonia com meio interno. E, em 1929, Walter Cannon associava a aspectos físicos e emocionais a estes conceitos, surgindo o termo homeostase.

 Hans Selye foi o primeiro a usar a palavra estresse
Em 1936, Hans Selye demonstrou em diferentes animais que estímulos externos desencadeavam as mesmas reações físicas. Surge então o termo estresse para definir o limite de tensão de um ser.

Hoje, o termo estresse está relacionado a uma resposta individual psicológica, emocional e comportamental, independente da intensidade do estímulo. Reconhecemos que pequenas doses de estresse são necessárias para melhorarmos o rendimento, mas é preciso que haja equilíbrio, pois se a balança pender demais para o estímulo, poderá ocorrer perturbações e doenças.

Hoje, abordo os fitomedicamentos (substâncias derivadas de matéria primas vegetais) com capacidade adaptógena, ou seja, capacidade de aumentar a resistência do organismo em resposta a situações de estresse.

Chá Verde

O chá verde é feito por meio das folhas da planta Camellia sinensis e sua composição ativa a área dorso-lateral do córtex pré-frontal, relacionada à aprendizagem e a memória, conferindo mais capacidade de foco e resolução de problemas.
É uma grande opção para se substituir os refrigerantes de cola, podendo ser usado tanto na forma de bebidas ou extrato seco padronizado
Rhodiola rósea

É conhecida também como Golden root (raiz de ouro), Arctic root, Hong Jin Tian  (medicina chinesa). È nativa da Rússia e Ásia. A medicina chinesa utiliza essa raiz há mais de 3.000 anos. Seu extrato possui benefícios documentados

Podemos citar o aumento da resistência física, produtividade, capacidade de resposta ao estresse, aumentando performance física e psíquica, resistência a doenças e potência sexual.
Também tem efeitos benéficos no coração, aumentando a produção, disponibilidade de energia. Otimiza também o balanço do sistema simpático e parassimpático, podendo contribuir para a redução de ocorrência de taquicardia.

Ashwagandha

Tem seu uso tradicional na medicina ayuédica. Conhecido também como Ginseng indiano, por ser da mesma família. Existem mais de 60 estudos realizados comprovando as diversas ações benéficas. 

São elas: ação imunológica, através de ativação dos linfócitos; anti-inflamatória, devido à presença de substância como os Whithanolídeos, capazes de estimular a síntese de proteínas.

Possuem ainda ação antitumoral comprovada em alguns tipos de cânceres; é antioxidante e adaptogênica, com comprovação de melhora da memória em modelos experimentais.

Panax ginseng ou Ginseng asiático

È uma das mais estudadas e empregadas ervas medicinais do mundo. Suas raízes utilizadas para efeito  adaptógeno, sexual e como um nutritivo estimulante. 

Pode atuar com efeito anti-inflamatório, regulador do metabolismo do açúcar e como preventivo do câncer. 

Produz sensação de bem estar, antidepressivo, aumenta a capacidade de endurance, melhora a memoria, sensação de energia e de calma.

 Astragalus

É uma erva de uso tradicional na antiga medicina chinesa. Ajuda a restaurar a formação de glóbulos vermelhos na medula óssea, estimula a síntese de anticorpos e a produção natural de interferon melhora a função adrenal.

É diurético e sua aplicação é coadjuvante no tratamento de câncer, já que reduz os efeitos imunossupressores produzidos pela quimioterapia. Previne envelhecimento, além de promover força e vitalidade.

Licorice

Licorice é o extrato seco de Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra). Possui diversos ativos de alta ação anti-inflamatória.

 Apresenta ação de inibição da transformação de cortisol em cortisona, mantendo níveis séricos mais adequados em situações de estresse. È antioxidante, imunomoduladora e hepatoprotetora.

Orégano

Excelente planta para uso em detox e para vitalidade do organismo, especialmente quando usado óleo, que tem altos níveis de substâncias antioxidantes. È altamente ativador do sistema imune, promotor de melhor digestão (aumentando assim a absorção de nutrientes e, consequentemente maior nível de energia).

Tem efeito anti-parasitas, outra grande causa de fadiga crônica. Uma boa aplicação de detox e adicionar, toda manhã em jejum, uma colher de óleo de orégano em copo d’água e duas colheres de mesa de vinagre de maça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!