quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Aloe:um dos medicamentos mais completos da natureza

Ela é tão rica em nutrientes que chega a impressionar. Estou me referindo à Aloe, também conhecida popularmente como babosa, a planta que sobrevive no deserto e em climas áridos graças a uma substância em gel encontrada no interior de suas folhas que serve para sua regeneração e cicatrização.
O líquido  é uma das preciosidades da natureza

Essa substância preciosa age da mesma forma em nosso organismo.Ela está a nossa disposição em feiras livres e casas de produtos fitoterápicos, mas podemos plantá-la também em um jarro em nossa residência.

Pesquisas mostram ação concomitante de mais de uma substância presentes no gel e na parte aquosa, entre elas, os polissacarídios, que transformam a Aloe em uma verdadeira barreira no organismo contra bactérias e fungos.

 O gel é composto ainda por água, 20 tipos de minerais,12 vitaminas e 18 a 23  aminoácidos. Podemos encontrar também terpenos, enzimas, glicoproteínas e  gliconutrientes.
O gel pode se ingerido  em forma de suco ou misturado a outras bebidas

Mas é fundamental esclarecer que não está estabelecido por meio de pesquisas qual dos componentes seria responsável  por qual dos diversos efeitos benéficos no organismo.

 É muito provável que os benefícios sejam resultados da ação conjunta de mais de uma substância presente no gel.

A ação antineoplásica (combate o câncer) foi descrita em algumas espécies e parece estar relacionada às glicoproteínas (lecitinas) e aos polissacarídeos.Espécies de Aloe   atuam como preventivo do câncer  de pulmão, cervical, de cólon e gástrico. 

Possui importante ação cicatrizante, tanto com o uso oral ou tópico (mais potente). Essa ação se explica também por sua alta capacidade umidificante e emoliente, evitando a desidratação da área lesada. Isso por si só explicaria bons resultados na aplicação em queimaduras, mas os benefícios são superiores.
É excelente cicatrizante, anti-inflamatório e bactericida
Tem ação anti-inflamatória, bactericida e antitrombótica. Além disso, o beta-sitosterol do gel tem forte ação em angiogênese (formação de novos vasos para irrigar a cicatrização). 

Especula-se também que os salicilatos presentes no Aloe  teriam efeitos similares ao da aspirina, justificando assim seu poder analgésico. O efeito analgésico é potencializado quando em associação ao magnésio. 

Foi descrita ainda ação antidiabética em Aloe arborescens devido à presença de carboxipeptidase e as fibras solúveis. Os terpenóides são  potentes antioxidantes e, além de outras funções, oferecem proteção cardiovascular.
A Aloe não deve ser ingerida na gravidez e na lactação
A planta possui risco de interação com medicamento antiarrítmico, digitálicos e diuréticos tiazídicos. Deve ser também contraindicada na gravidez e na lactação  devido ao aumento de perda de potássio.

Aplicações e uso medicinal

Pele e cicatrização - há numerosas referências ao uso dermatológico da planta. Apresenta  efeito positivo na hidratação, redução de perda hídrica e aumento da diferenciação de queratinócitos,cuja função é produzir queratina, cuja função está relacionada também a pigmentação da pele. Esses efeitos por si só já  justificam as preparações para uso tópico no pós-sol.

Existem citações na literatura de seu efeito imunomodulador, antibactericida e antiviral, podendo ter efeito benéfico contra o herpes e vírus da varicela-zoster em manipulações de gel a 80%. Aloe atua, ao que tudo indica, tanto no reparo celular quanto na imunidade. 
É um hidrante natural  para o corpo, rosto e cabelo
Efeito gástrico - apesar de pouco documentado, esse é o que eu mais tenho aplicado na minha prática clínica. A babosa possui boa atividade profilática. É também cicatrizante  de úlceras gástricas. É uma excelente alternativa às medicações usadas nos tratamentos tradicionais, cheios de efeitos negativos à saúde humana.

Pode ser preparada na forma de bebida, adicionada a algum suco
 ou na formulação de xaropes. A grande vantagem deste último é o maior controle das concentrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!