quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Os males causados pelos disruptores endógenos

Os disruptores endógenos são substâncias químicas que agem no organismo, gerando desequilíbrio hormonal. Não são hormônios, mas agem bloqueando receptores hormonais ou mesmo ligando a seus receptores, com efeito  “hormone-like” (semelhante ao hormônio).

Mas onde estão esses inimigos ocultos que causam danos à saúde?

Existe um trio malévolo à saúde  tireoidiana, bloqueando os receptores de iodo. São eles o flúor (higiene dentária), cloro (tratamento de água) e bromo (fermento e massas). Mesmo assim são amplamente usados pela indústria. Fugir deles não é muito fácil, mas é possível evitar.

Atualmente existem marcas orgânicas de cremes dentais que são produzidos sem adição de flúor ou mentol. Usando essas marcas você foge de pelo menos três ou quatro episódios de intoxicação diária com flúor. Alguns odontólogos  já  têm consciência do mal que esse íon pode causar, por isso  evitam usá-los nos tratamentos dentários.

Filtros

Estão sendo fabricados filtros para retirar o cloro da água usada para beber e também da água utilizada para o banho. Quando você banhar-se em lugares que não possuem os filtros, e não for água de poço artesiano,  pode diminuir  muito a absorção de cloro optando por uma ducha fria.
Já existem filtros especiais que retiram o cloro da água

Para proteger a saúde  tireoidiana contra esse trio, devemos manter bons níveis de iodo no sangue para poder competir pela ligação com o receptor. Dessa forma, em pacientes com sinais de carência, é sempre recomendado suplementar como forma de prevenção.

Vasilhames plásticos

Outros grandes vilões para a saúde são os fitoestrógenos liberados pelo plástico, empregados na armazenagem de bebidas e alimentos. Garrafas pet, vasilhames de plástico que a dona de casa costuma utilizar para aquecer alimentos no micro-ondas, copinho plástico de café,chá e água quando aquecidos liberam  substâncias derivadas do petróleo que passam para a comida e consequentemente para o organismo. Essas substâncias possuem afinidade aos receptores de estrógeno, hormônio de predominância feminina.
Plásticos  aquecidos liberam substância prejudicial à saúde

Consequências

Homens que apresentam excesso desses elementos no organismo vão, com o tempo, ficando mais inativos em suas atividades diárias, há risco de redução da libido, as mamas podem aumentar, além de serem mais susceptíveis ao câncer de próstata. Já as mulheres terão maior tendência à TPM, irritabilidade, inchaço, maior vulnerabilidade ao câncer de mama e acúmulo de gordura abdominal.

 Protetores/comésticos

Mas os fitoestrógenos estão presentes também o “petróleo” que você passa na pele. Cosméticos e protetores solares comuns possuem diversas substâncias derivadas do petróleo. Você que se lambuza de protetor fator 100 até para atravessar o jardim e entrar no carro que se encontra na calçada de casa, está garantindo uma boa dose diária de substâncias contra a sua saúde.

Por isso, sugiro o uso de protetores somente em caso de exposição solar prolongada (maior que 20 min.). O ideal é que você faça opção por marcas orgânicas, usando esse produto após um breve período de exposição desprotegido, para aproveitar a produção de vitamina D.
Os cosméticos possuem petróleo em sua composição

 Soja
 

O consumo da soja não fermentada, como os ocidentais costumam consumir, não é benéfica à saúde. Além de inibir a absorção de diversos nutrientes, também simula no corpo os efeitos do estrogênio, podendo causar no organismo as mesmas consequências citadas anteriormente. A soja fermentada, usada pelo orientais no fabrico do shoyu ou tofu, por exemplo, são livres desses efeitos – sabedoria de uma cultura milenar.

Cigarro

Outro grande disrruptor endógeno é o cigarro. Esse é mais um item na lista desse veneno. Caso a sua saúde não faça parte de suas preocupações, é importante ficar atento, pois a cada baforada você fica menos viril (homem). Já as mulheres fumantes têm tendência a ficar com abdómen protuberante, peitos e bumbum flácidos.

Proteção

Caso você não consiga driblar todas as fontes de fitoestrógenos a qual é submetido  diariamente,  poderá se proteger por meio dos nutracêuticos. De todos que tenho conhecimento até hoje, com certeza os dois produtos que oferecem melhor benefício são o Indol -3 Carbinol  e o Dim.

Eles agem no corpo  como varredores desses fitoestrógenos e das substâncias derivadas  de petróleo, além de prevenir o excesso de estrógeno  através de uma leve inibição da enzima formadora.

Vida equilibrada

Costumo dizer que a Medicina que pratico é uma muleta para o mundo  moderno. Não tenho como dizer a uma pessoa com alto grau de atividade produtiva que ela precisa se excluir da vida moderna para evitar os malefícios. Até porque o avanço tecnológico nos trouxe grandes benefícios.

Por meio da ciência podemos manter uma vida equilibrada
No entanto podemos, através da ciência, manter uma vida equilibrada e contrabalancear todos os desequilíbrios pelo qual passamos. A busca por uma vida saudável deveria ser uma meta de todo ser humano para que tenha uma vida plena – corpo,mente e espírito.  Parafraseando um amigo “viver é bom, mas saber viver é melhor ainda.”.

2 comentários:

  1. Para sair do bromo tem que fazer o "pão-de-Cristo", que é um pão feito com fermento natural retirado da própria massa do pão!

    ResponderExcluir
  2. Como eu consigo o Indol 3 Carbinol e o Dim?

    ResponderExcluir

Obrigado!