O documentário “Fed Up”, produzido pela jornalista americana Katie Couric, mostra o poder das indústrias de alimentos e das empresas de fast-food sobre a classe política e o Governo americano, além do marketing perverso utilizados por elas para induzir as crianças e adolescentes a consumirem seus produtos, tornando-os viciados e obesos ao longo do tempo.
É o filme mais contudente já produzido até hoje sobre essa questão.Você pode assistir ao documentário legendado completo, com duração de 1h20m, por meio da internet. Veja o trailler https://www.youtube.com/watch?v=fNjIyn19sno.
É o filme mais contudente já produzido até hoje sobre essa questão.Você pode assistir ao documentário legendado completo, com duração de 1h20m, por meio da internet. Veja o trailler https://www.youtube.com/watch?v=fNjIyn19sno.
O documentário mostra também a opinião dos especialistas da área. Eles falam do trabalho incansável para conscientizar a sociedade e o poder público sobre os males que esses produtos causam à saúde da população e os subterfúgios usados pelas empresas para enganar os consumidores com a falsa ideia de que fazem bem à saúde.
Entre os entrevistados está o ex-presidente da Food and Drug Administration (FDA), David Kessler. Na sua opinião, a situação só reverterá a partir do momento em que a sociedade se conscientizar da mesma forma que ocorreu com o cigarro. Mas, para isso, é essencial o empenho do Governo.
Segundo David Kessler, “não seremos capazes de mudar a maneira com que nosso cérebro responde aos alimentos, por isso precisaremos mudar o ambiente por meio da reeducação alimentar ou as normas sociais que regem o consumo desses produtos”.
O documentário relata ainda o porquê da inundação nas escolas americanas dos fast-food de marcas famosas, juntamente com indústrias de refrigerantes, como a Coca-Cola e a Pepsi, contribuindo decisivamente para o aumento da obesidade e das doenças metabólicas entre as crianças e adolescentes.
Os motivos que levam o Governo americano a fracassar no combate a obesidade é outro ponto abordado no “Fed Up”. Esse “fracasso” está estreitamente relacionado ao poder que as indústrias e as empresas de fast-food têm sob Congresso e os órgãos que atuam na regulação dos produtos alimentícios. As indústrias chegam a patrocinar pesquisas para induzir o resultado em seu benefício.
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