quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O mal está no excesso de carboidratos

Após 30 anos de incentivo a dieta low fat (restringe a gordura animal), as pessoas estão sofrendo cada vez de doenças metabólicas (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares).Isto acontece porque na  low fat  retira-se a gordura, substituindo-a pelo excesso de carboidratos(açúcares).
Carboidratos:excesso provoca doenças metabólicas

Apesar de ainda serem bastante difundidas até mesmo entre os profissionais da nossa área, não é possível ter saúde com essas pirâmides alimentares,  baseadas em 65% de carboidratos.E, para piorar a situação, na maioria das vezes opta-se por carboidratos simples(rápida absorção).

Mesmo com o excesso de carboidratos complexos (lenta absorção), precisa-se ter cuidado. Não é pelo simples fato do amido possuir um considerável índice glicêmico (refere-se a velocidade de absorção no organismo) que pode ser ingerido mais do que precisamos.

O carboidrato, açúcar, é o macronutriente mais abundante na natureza. Quase todos os alimentos possuem carboidratos em alguma proporção. Então, por mais que você tente evitá-los, ainda estará usando uma boa porção diária.

O problema dessa epidemia de doenças metabólicas que a população sofre atualmente está tanto na quantidade como na qualidade dos açúcares ingeridos. A qualidade, certamente, é o problema mais grave e mais difícil de controlar devido à difusão promovido pela indústria por meio da propaganda dos falsos saudáveis.

Efeito superior à cocaína

O açúcar atual causa dependência no cérebro igual a cocaína
Os açúcares produzidos atualmente tem uma velocidade de absorção assustadoramente maior que no passado. Eles (açúcares) causam uma resposta de dependência no cérebro muito superior a cocaína. Isso vale para todos - trigo, açúcar da cana, xarope de milho...até as frutas contêm muito mais açúcar que no passado.

Frutas x açucar 

Alguns pacientes vão ao meu consultório com o intuito de emagrecer ou levar uma vida mais saudável. Eles relatam que deixaram de jantar, substituindo essa refeição por frutas. Analisando a situação, constato que esses pacientes comem, por exemplo, duas laranjas e uma banana para ter saciedade.
As frutas também possuem açúcar

 Esses pacientes não têm consciência de que o açúcar da fruta também é açúcar. E muitas delas (frutas) têm uma carga importante de um tipo de açúcar que é um grande contribuidor para o acúmulo de gordura visceral (interna, entre os órgãos)- a maior vilã das doenças metabólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!