sábado, 5 de março de 2016

Rondônia começa a se destacar nas competições nacionais de crossfit

O atleta de crossfit Marcelo Costa recebe o apoio do médico Bruno Guimarães
Para ser um competidor de elite de Crossfit é  essencial ter condicionamento físico invejável  e ser excelente em 10 aptidões físicas: resistência cardiorrespiratória; resistência muscular, força; flexibilidade; potência; velocidade; coordenação; agilidade, equilíbrio e precisão.  É preciso ainda disciplina, perseverança, foco, força de vontade e treinar até a exaustão

O médico nutrólogo Bruno Guimarães, que atua  com medicina esportiva, explica que o rendimento de todo competidor de alta performance está associado também a uma alimentação saudável e suplementação balanceada. "Sem isso, ele não consegue chegar ao topo", afirma. 

Bruno Guimarães, da Clínica Salutem, é um dos responsáveis, em parte, pelo desempenho do atleta  de crossfit Marcelo Costa, que vem se destacando nas competições dessa modalidade como representante de Rondônia na categoria masculina.

Marcelo Costa,28 anos,  é profissional de Educação Física e adora desafios. Ele foi classificado para participar  do campeonato sul-americano de Mostar Games Crossfit, realizado de 18 a 21 de fevereiro deste ano, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Participaram 1.200 atletas de elite – Marcelo Costa ficou em vigésimo primeiro lugar. Foram quatro dias de competição, com dois treinos/competições por dia. Além de representantes de todos os estados, o páreo contou com atletas da Colômbia, Peru, Argentina e Chile.

As disputas ocorreram em quatro categorias - iniciante, intermediário, avançado e elite. O vencedor foi um competidor de São Paulo.  Agora, Marcelo prepara para mais uma competição que acontece  de 26 a 29 de maio, no Nordeste - a cidade ainda será definida.

Desafiador

Marcelo Costa(boné) com a equipe de competição da academia CrossFit
Ele treina crossfit há um ano e oito meses - antes era praticante de musculação, com frequência diária. O coach, como é chamado o professor dessa modalidade, decidiu se dedicar a essa atividade por ser, segundo ele, dinâmica, trabalhar a capacidade física ao extremo e dificilmente repetir treino. “Enfim, escolhi por ser desafiador e de alta intensidade”.

O que é necessário para chegar a esse nível? "Dedicação e querer chegar lá", resume o atleta. O crossfit não tem um treino especifico, já que envolve diversas modalidades esportivas - natação, remo, corrida, bicicross, levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica.

O interessante, de acordo com Marcelo, é que na competição o atleta toma conhecimento das modalidades que serão incluídas no programa uma semana antes. "Por isso você necessita ter alto rendimento em todas".

No Brasil o público que assiste os campeonatos ainda é tímido, mas nos Estados Unidos, onde surgiu na década de 80, lançado pelo ginasta olímpico Greg Glassman, os ginásios ficam lotados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!