sexta-feira, 25 de março de 2016

Vitamina D é essencial aos praticantes de atividade física

A vitamina D é um hormônio esteroide - a maior fonte dessa substância, sem dúvida, é o sol, mas pode ser adquirida também por meio de alimentos específicos e/ou suplementos. É essencial ao organismo - uma de suas inúmeras funções é facilitar o transporte de cálcio no corpo.

A vitamina D deve fazer parte da dieta dos desportistas para que tenham um melhor rendimento em sua performance. Essa afirmação pode ser comprovada através do estudo que cito neste texto.O ensaio clínico foi desenvolvido com 54 homens não-diabéticos. 

O levantamento mostrou que o grupo que recebeu 3.332 UI/dia de vitamina D tiveram um aumento significativo na circulação de 25-hidroxivitamina D, testosterona total, testosterona bioativa e testosterona livre.

Esses resultados confirmaram que a elevação dos níveis de 25 (OH) D  pode aumentar a produção de testosterona em homens não-diabéticos,  indicando, dessa forma, que a suplementação de vitamina D pode ter potencial ergogênico (melhora o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício). Isso ocorre através do aumento da produção endógena de testosterona.

Os receptores da vitamina D (VDR) e os elementos de resposta à vitamina D (VDREs) estão localizados em quase todos os tecidos dentro do corpo humano, incluindo músculo esquelético. A forma hormonalmente ativa da vitamina D, a 1,25-di-hidroxivitamina D, desempenha papéis críticos no corpo humano e regula mais de 900 variantes genéticas.

Com base no estudo apresentado, admite-se que os níveis de vitamina D acima da faixa normal de referência (até 100 nmol / L)  aumenta a função do músculo esquelético, diminui o tempo de recuperação do treinamento, aumenta a produção de força e energia, e aumenta a produção de testosterona, cada um dos quais pode potenciar o desempenho atlético.  

 Portanto, o ensaio técnico comprova que a manutenção de níveis mais altos de vitamina D é benéfica para o desempenho atlético.  Mas, cuidado, a ingestão em excesso dessa vitamina provoca aumento de cálcio no sangue, causando danos ao organismo. O consumo deve ser acompanhamento de um especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!