segunda-feira, 24 de novembro de 2014

"Emagreci para poder brincar com meus filhos", diz Ronel Camurça

Ronel mostra a largura da calça que usava
A dificuldade em acompanhar as brincadeiras do filho de 11 anos e  da caçula de um ano e meio levou Ronel Camurça da Silva, 38 anos, a se conscientizar de que era preciso fazer uma dieta rigorosa com acompanhamento profissional para mudar essa realidade. Ele pesava 109 quilos. Para complicar mais o quadro, Ronel era avesso à atividade física.
“Sempre fui gordinho e tinha imensa dificuldade em perder peso. Por mais que tentasse uma dieta, nunca levava a sério”, revelou. Em 2011, um problema pessoal  o fez engordar ainda mais.  Ele afirma que só não partiu para a cirurgia bariátrica por medo que  algo desse errado. “Preferi não arriscar”.
O ronco era outro problema enfrentado por Ronel Camurça devido ao incômodo que o barulho provocava a sua mulher durante o sono. A alimentação sem critérios contribuiu para que desenvolvesse pressão alta. O fígado estava coberto por gordura e as glândulas sudoríparas teimavam em deixar suas roupas molhadas de suor.  A coluna também foi afetada com o excesso de peso.
O paciente quando estava acima do peso
O transtorno provocado pelos problemas proveniente da obesidade, associado às dores constantes que sentia, e a necessidade de participar mais da vida dos filhos o levaram ao  médico  nutrólogo Bruno Guimarães. A bateria de exames realizada pelo especialista mostrou que a saúde do paciente estava totalmente afetada por conta do peso.
Para uma pessoa que sempre foi acostumada a comer sem nenhum critério, iniciar uma dieta é muito complicado. “Posso dizer que a fase inicial foi massacrante”, revelou. Ele começou o tratamento em julho deste ano – emagreceu  20 quilos até agora. Com 88 quilos, Ronel segue a dieta para perder  08 quilos e ficar com 80.
Ele diz que o maior prazer agora é poder brincar com o filhos
“A minha vida mudou de forma radical”, disse.  Ronel afirmou que  já não molha a camisa de suor  como antes e deixou de roncar. Com a alimentação adequada, a pressão voltou ao normal. “Consigo brincar com meus filhos, minha maior felicidade”.
Exercícios
Ronel diz que não sente mais vontade de comer doces, massas e refrigerantes como antes.  “A minha saúde é prioridade agora”.  Apenas o hábito de praticar atividade física não foi introduzido em sua vida até o momento, mesmo sendo pressionado pelo médico. Mas ele garante que é questão de tempo para começar.
O nutrólogo afirmou que, além da alimentação adequada, a pessoa que se submete ao tratamento para emagrecer precisa praticar atividade física. Segundo ele, o exercício é um aliado na perda de peso e fundamental para manter o bem-estar de qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!