sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Gordura de qualidade é essencial ao organismo

O excesso de carboidratos não favorece o anabolismo
Muitas dietas, principalmente as disseminadas entre os fisiculturistas e outros atletas de exercícios de força, incluem uma percentagem diária de carboidratos assustadora.

Nesse caso, a opção normalmente é pelos amidos considerados saudáveis, os de melhor índice glicêmico, porém a quantidade é desnecessária. Outro fator prejudicial nessa dieta é a quantidades insuficientes de gorduras.

O excesso de carboidratos não favorece o anabolismo (ganho de músculo), mesmo os de melhor qualidade.

Preocupo-me ao ver essas dietas onde a pessoa ingere diariamente batata doce e frango, como se houvesse um anabolizante especial nessa combinação.

Torna-se uma refeição monótona, mal distribuída, que deixa de considerar um ponto muito importante, o prazer de uma refeição - algo sagrado e respeitado por quem tem algum conhecimento.

O excesso de carboidratos, vai gerar alterações no metabolismo do açúcar (como resistência insulínica), além de obesidade, inflamação crônica e todas as consequências negativas desse ciclo vicioso que resulta da má alimentação.

 A gordura do bem

Gordura de qualidade se faz necessária para a saúde hormonal
Saliento que o consumo das gorduras de qualidade deve ser incentivado na dieta. O mesmo não deve ocorrer com os lixos industriais como óleos vegetais industrializados, gordura hidrogenadas ou as frituras.
Nem toda gordura é boa para saúde
As boas gorduras (porco, azeite extravirgem, abacate, oleaginosas, açaí, ovos...) são os macronutrientes que mais causam saciedade, e por isso devem ser bem explorados.

As gorduras de qualidade são ainda nutrientes essenciais a uma boa saúde hormonal, já que são matéria-prima para sua produção. Para se queimar gordura se faz necessário também ingerir gordura.


Alimentação saudável

A alimentação saudável consiste numa verdadeira arte, onde se estudando os nutrientes, o paladar, odor e as respostas que causam ao organismo, o estudioso pode jogar e fazer combinações entre eles, a exemplo do pintor, que, com maestria, joga e mistura as tintas na paleta para conseguir os tons de que precisa.

 Não existe fórmula mágica ou um cardápio de gaveta que tenha sucesso para todos. O sucesso está em conhecer um pouco dos nutrientes, a qualidade, os momentos, porções que são necessários e desfrutar com muito prazer dessa dádiva divina que é cada refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!