terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Em que momento a suplementação resulta em um crescimento muscular mais significativo?

Após o exercício físico, as fibras musculares sofrem pequenas lesões. È por meio da reparação do que foi lesado, estimulado pela atividade física, que se gera o anabolismo (construção muscular). Para que ocorra o máximo de anabolismo possível, precisamos, primeiramente, ofertar os nutrientes certos e nos momentos adequados.

Mas em que momento a suplementação teria maior resposta anabólica? 

Este assunto ainda provoca divergências entre os estudiosos, mas é importante ressaltar que existem pontos bem definidos e de comum acordo entre os especialistas nessa área.

Após o estímulo da atividade física, o corpo passa um longo período fazendo a reconstrução das fibras lesadas. Esse período pode ser superior a 48 horas. 
Após o treino, o corpo precisa reconstruir as fibras musculares

Enquanto houver essa reconstrução, precisamos gerar um ambiente ideal para que se aproveite ao máximo o estímulo do exercício físico gerando fibras musculares maiores e em maior quantidade, além de maior  capacidade de contração, de acordo com a necessidade desejada.

Dessa forma, teoricamente, em qualquer momento que eu ofertar nutrientes ideais  nesse período, após a atividade física, eu irei gerar mais músculo?

A resposta é sim. No entanto, não ocorre na mesma quantidade, pois quanto mais próximo da atividade física, maior é a velocidade de reconstrução das fibras. É como se essa velocidade nas primeiras três horas após o exercício físico fosse 200 unidades aleatórias e após 24 horas, mesmo ainda em reconstrução, a velocidade tivesse baixado para 20 unidades.

Então, podemos afirmar que existe uma janela onde a oferta de nutrientes geram mais músculos do que em outros momentos?


Mas não é algo tão fixo ou matemático, pois, como disse, a reconstrução de músculo pode se prorrogar por dois ou três dias. Podemos considerar como um período chave para a resposta anabólica dois momentos especiais – a hora que antecede o treino e às seis horas seguintes.

Pós-treino

Mas como estamos falando de estímulo anabólico, vamos concentrar no período pós-treino. Nas seis horas seguintes após o treinamento, é o momento em que ocorre maior velocidade de reparação do músculo. Depois, como já disse, mesmo continuando o processo por muito tempo, a velocidade vai diminuindo significativamente.

Treino Noturno

Treino noturno não tem rendimento satisfatório
Esse é um dos motivos que o treinamento à noite não é muito favorável. Vamos supor que a pessoa termine seu treino às 21 horas e durma às 23 horas. 

Metade dessa janela ótima de oportunidade de pro-anabolismo vai estar em jejum, quando deveria estar nutrindo o músculo ao máximo. Mas se a pessoa dispõe de tempo apenas na parte da noite, isto não significa que a pessoa não deva treinar. Caso não tenha outra opção, existem estratégias para driblar um pouco esse problema.

Nutrir o músculo de forma adequada nessa janela, não só gera anabolismo, como também diminui o tempo de recuperação e pode ser grande auxílio quando empregado no combate do overtraining(esgotamento pelo stress por treinamento de alta intensidade).

Jogar dinheiro fora

Dos nutrientes ingeridos, o corpo absorve apenas o necessário 
É importante frisar que uma nutrição otimizada não significa exagero de alimentos ou suplemento, mas sim o nutriente certo, no momento e na proporção ideal.

Usar doses exageradas de suplementos, mesmo na janela ótima de oportunidade, significa, no mínimo, jogar dinheiro fora.

O corpo possui uma máxima de absorção. A partir desse ponto, o que for ingerido, ou vai ser eliminado ou usado para produzir tecido de reserva (gordura). Por exemplo, ingerir mais do que 30g de proteína ou mais do que 08g de aminoácidos (BCAAs) por horário não surte efeito adicional algum.

Fracionar a suplementação em pequenas doses variadas, tomadas nesse período, possui absorção e resultado bem superiores que o uso de grandes doses, principalmente em jovens, já que têm um epitélio intestinal mais saudável.

Idosos

Normalmente, os idosos precisam de maior  quantidade para obter a mesma resposta, já que a absorção será mais deficiente. Buscar alta performance esportiva sem criar um meio interno favorável é o mesmo que cultivar em solo pobre.

O nutriente deve ser usado na proporção e momento exatos. A oferta de alimentos, ou suplementos, quando necessário, deve ser sempre fracionada e em pequenas ingestões. Pois, ser comedido em alimentação e ter baixo Índice de Massa Corporal(IMC) ainda são considerados grandes segredos de uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!