Dentre os diversos erros relacionados à nutrição que encontro, um dos que mais me incomoda é o que se refere ao paradigma do ovo. É comum deparar-me com atletas que consomem apenas as claras de vários ovos em um dia, jogando o restante no lixo. Esporadicamente, incluem uma gema nesse cardápio.
Ovos caipira
Eu faço exatamente o contrário. Em um dia, costumo consumir de três a seis ovos inteiros. Porém, são ovos caipiras.
Faça opção por ovos caipira, eles são ricos em nutrientes |
A minha escolha se deve ao fato dos caipiras possuírem uma proporção bem maior de ácidos graxos e ômega 3 em relação ao ômega 6 (contribui para a vasoconstricção, coagulação e trombogênese, além de ajudar o corpo desenvolver processos inflamatórios).
Nos ovos de granja essa proporção está invertida. Ao fazer uso do primeiro (caipira), você está favorecendo a proteção cardiovascular e aumentando o HDL, conhecido popularmente como o colesterol bom.
Ao utilizar o de granja, dependendo da frequência que é consumido, a pessoa apresenta maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.
Ao utilizar o de granja, dependendo da frequência que é consumido, a pessoa apresenta maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.
Ovos de granja fazem mal ao coração |
Gema
A gema é riquíssima em nutrientes – possui fonte de gordura essencial ao bom metabolismo hormonal (ácidos graxos saturados, mono e poli-insaturados).
A gordura da gema também age como agente anti-inflamatório no corpo, diminuindo o PCRus, marcador inflamatório relacionado ao risco cardiovascular (estudo publicado pela Nutrition Metalism em 2008); e causa saciedade, favorecendo o emagrecimento.
O efeito em perda de peso parece ter causa hormonal também, por estimular a adiponectina (hormônio de queima de gordura) e por diminuição da insulina.
A gema é rica ainda em carotenóides, a exemplo da luteína – potente antioxidante responsável pela prevenção de diversas patologias: alguns tipos de cânceres, doenças degenerativas relacionadas ao diabetes e doenças cardiovasculares.
Mas as vantagens da gema não param por aqui. Comendo a gema e a clara à absorção de aminoácidos é quase três vezes maior do que se você consumir apenas a clara.
O ovo com a gema é um grande aliado do atleta e para quem quer ter uma vida saudável. A sua proteína, de alto valor biológico, deve ser sempre lembrada na hora de montar o seu cardápio.
Preparo ideal
Estes ingredientes são os ideias para o preparo do ovo |
Atenção: quando preparar algum ovo, ou qualquer outro tipo de alimento, fuja dos óleos industrializados, do tipo soja, milho, girassol ou canóla. Eles são ricos em ômega 6 e altamente oxidados pelo processo de extração e armazenamento. Prefira o óleo do coco, azeite, banha de porco ou mesmo a manteiga de leite.
Suplementos
Os suplementos esportivos também podem ser auxiliares no aumento da performance. Mas, como o próprio nome diz, eles servem para suplementar e não para substituir os alimentos. Uma dieta rica em alimento em natura é, e sempre será, um dos grandes segredos de uma vida saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!