sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Gordura visceral, a "inimiga" escondida

Todos nós temos conhecimento, mesmo que seja básico, dos riscos que a obesidade representa para a saúde. A gordura visceral, no entanto, é a mais maléfica de todas. Ela fica invisível aos olhos (entre os órgãos). Podemos percebê-la nas pessoas que são mais “cheinhas” por meio do abdômen distendido/duro, 

Mas os “magrinhos” também possuem esse tipo de gordura, que se caracteriza por aquelas protuberâncias que vemos nessa região.

A gordura visceral é uma verdadeira máquina de liberar substâncias inflamatórias no corpo, responsáveis por doenças crônicas como diabetes tipo II, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

A pessoa que possui esse tipo de gordura corre o risco também de tê-la acumulada no fígado, causando a doença “esteatose hepática não alcóolica”. Quando o acúmulo ocorre em grau mais elevado, há possibilidade considerável de desenvolver câncer ou cirrose. 

Essa gordura interna também funciona como um verdadeiro “ladrão” de testosterona no homem, contribuindo assim para a andropausa precoce. A andropausa, por sua vez, contribui para mais acúmulo de gordura.
No homem a gordura visceral contribui para andropausa precoce

Açúcares

Os maiores formadores de gordura visceral são os açúcares de alta absorção, especialmente o xarope de frutose, encontrado nos refrigerantes e em quase todos os alimentos industrializados. As indústrias usam esse açúcar devido ao seu baixo custo.

Tratamento

O tratamento contra a gordura visceral é possível, mas vai além do simples uso de medicamentos propostos pela Medicina. Na verdade, está muito mais relacionado ao estabelecimento do equilíbrio metabólico, e também na mudança no estilo de vida.

 A pessoa pode manter o seu corpo no mais perfeito funcionamento na maior parte do tempo possível de sua vida, desde que aja com sabedoria. Lembre-se, não existem resultados verdadeiros sem sacrifícios, não existe conquista sem luta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!